Este é um povoado localizado a 10 Km do centro de Bezerros em PE e 103 Km do Recife. Com mais ou menos 900 m de altitude e uma paisagem belíssima, o lugar encanta a todos que o visitam, seu clima agradável atrai visitantes de vários lugares. Além disso a Serra Negra é muito procurada pelos amantes de caminhadas, trilhas e esportes de aventura.

Serra Negra

Serra Negra, seu nome tem duas versões, uma historicamente comprovada que é a origem da expressa dos colonizadores do Norte, que, passando pelo rio Capibaribe, situavam-se geograficamente com “aquela serra negra”, que vista de longe, apresenta-se de cor escura, passando a ser marco de orientação aos viajantes; a outra, tendendo mais para o lado da lenda, da imaginação popular, referindo-se a uma escrava que, fugindo da perseguição do seu senhor, pulou do penhasco ali existente, sendo fugitiva, seria alcançada facilmente pelo Capitão do Mato, o que faria nascer outra versão, a qual teria sido estuprada e morta pelo perseguidor, e seu corpo, sacudido no penhasco. Tudo sem fundamento histórico.

Serra Negra

A Serra Negra faz parte do maciço da Borborema, possuindo terra fértil, o que determina uma agricultura diversificada, do café – que já fez época -, até às de subsistência, como mandioca, tomate, frutas diversas, flores, e sendo o maior produtor de mel de abelha do estado, de internacional prestígio.


MAIOR, Ronaldo J. Souto. Bezerros Seus Fatos e Sua Gente. Recife: Ed. Do Autor, 2005.

Umas das planícies que podemos ver da Serra

Umas das planícies que podemos ver da Serra

terça-feira, 26 de abril de 2011

Semana Santa

O feriado na Serra foi muito agradável, o tempo contribuiu muito, muita serração, pouca chuva, muito frio e muito charme do lugar e das pessoas em suas roupas de inverno.
 
O que não contribuiu foi a falta de animação no Pólo, realmente, não teve absolutamente nada, nem sequer um "menino batendo lata" :(.

A prefeitura pecou dessa vez, pois o movimento lá foi grande e víamos os carros que chegavam com os turistas, partirem em poucos minutos, mal orientados das atrações naturais que aqui existem, e nem uma atração cultural, musical ou de qualquer espécie.

Tivemos também reclamações quanto a Lojinha de Artesanato e ao Centro de Artesanato de Bezerros, no DOMINGO fechado (ambos) às 16:00, mas fazer o que né? Só reclamar e reclamar.

Quem sabe alguém, algum dia, olhem para a Serra com olhar de amor e não de política, esqueçam Srs. Políticos de quem começou a infra estrutura da Serra e lembrem-se dos que vão lá para gerar receita e levar nosso nome por todos os cantos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário